O marketing de conteúdo é um tópico muito falado nos últimos anos, juntamente com a UX (experiência de utilizador), conteúdos SEO, interface do utilizador, e uma série de outras expressões. Quer estes termos lhe pareçam familiares, quer soem como um jargão técnico que lhe da vontade de desaparecer a correr, a verdade é que são aspetos fundamentais do seu plano de marketing. Especialmente no que diz respeito à sua presença online. Por isso, talvez esteja na altura de garantir que o seu negócio está a tirar o melhor proveito do SEO e do marketing de conteúdo. Quem são os seus potenciais clientes – as pessoas que vão beneficiar da sua aposta no marketing de conteúdo. Decidir com quem está a falar e como quer fazê-lo é o ponto de partida perfeito, mas precisa de ter uma visão mais abrangente. Depois do seu público e tom de voz, é necessário decidir o que quer dizer.
O que é o Marketing de Conteúdo?
Um ótimo ponto de partida, o marketing de conteúdo é hoje em dia uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing. Com um foco na criação de conteúdos úteis que despertam genuinamente interesse no seu público-alvo, optar por um método baseado em conteúdos significa comunicar ativamente com as pessoas que pretende atrair – respondendo às suas perguntas e aludindo aos seus problemas antes mesmo que o contactem. É a forma para conseguir convencer estas pessoas a escolhê-lo a si e não a outros, e onde pode deixar transparecer os seus valores. É a chave para criar uma relação humana que vai além do negócio e que conquista a fidelidade de qualquer um que a encontre. Então, por onde deve começar?
Marketing de conteúdo: Como começar
A primeira coisa, e a mais importante, que deve fazer é pensar no seu público-alvo. Quem são os seus potenciais clientes? Quem são as pessoas que vão beneficiar do seu produto ou serviço? Depois, pense em como quer falar com elas. Que nível de formalidade quer empregar? Quer comunicar a partir de um prisma específico ou adotar determinada voz?
Torne o seu Marketing Consistente
Decidir com quem está a falar e como quer fazê-lo é o ponto de partida perfeito, mas precisa de ter uma visão mais abrangente. Considere se a voz que decidiu adotar funciona com o design do seu site, como essa voz irá impactar as páginas de que precisa, e como a sua presença nas redes sociais se estruturará em torno desta voz. Para construir a sua marca, é preciso que tudo seja consistente, por isso, quer sejam as suas palavras e design, ou os seus conteúdos em diversas plataformas, deve certificar-se de que está tudo alinhado. A vantagem de qualquer estratégia de marketing é que, assim que tiver uma, tem em mãos um plano sólido – um guia multicanal e multinível para tudo o que vai fazer a partir de agora –, e quanto mais satisfeito estiver com a sua estratégia de marketing de conteúdo desde o início, mais facilmente será comunicar com o mundo.
Dicas e Truques para Marketing de Conteúdo
Depois do seu público e tom de voz, é necessário decidir o que quer dizer. Este pode ser o passo mais complicado de todos, e é por isso que muitas empresas contratam uma agência de marketing de conteúdo para os ajudar. Seja qual for o caminho que irá escolher, há algumas dicas e truques que não vai querer perder. Eis os dois que consideramos mais importantes:
SEO copywriting Certifique-se de que o encontram
Qualquer campanha de copywriting tem de envolver uma estratégia de SEO (otimização para motores de busca). Este é o passo que o ajuda a ser posicionado em motores de busca como o Google ou o Yahoo. Ao descobrir quais são as palavras que os seus potenciais clientes procuram e ao usar essas mesmas palavras nos seus conteúdos, o SEO ajuda a que o descubram, o que significa que haverá mais pessoas a aceder ao seu website.
Copywriting de Conversão: Garantir que as pessoas clicam em “comprar agora”.
Conduzir pessoas até ao seu website é apenas o primeiro passo, mas como é que se assegura que de facto o contactam? Incentivando conversões através dos seus conteúdos, que é uma forma de arte totalmente diferente e que envolve chamadas à ação, textos perfeitamente posicionados e pesquisas orientadas por dados para o ajudar a converter visitantes em clientes. Embora inicialmente possa parecer simples, o mundo do marketing de conteúdo tem imensas complexidades que, quando usadas corretamente, promovem uma série de benefícios. Se está pronto para mergulhar de cabeça, contacte-nos!