Portugal Travel Team

Serviços: Estratégia de comunicação, copywriting, marketing de conteúdos, pesquisa de palavras-chave e otimização de conteúdos para SEO

Área: Viagens e Turismo

Língua: Inglês

Total de palavras (copywriting): Cerca de 10 mil palavras

SEO: Criámos a estratégia de conteúdos para um website em inglês de 50 páginas e otimizado para SEO.

Descrição

Fundada em 1996, a Portugal Travel Team é uma empresa portuguesa de referência e líder de mercado no sector do Turismo. Membro orgulhoso da Euromic e selecionada para representar Portugal entre 52 das principais empresas do mundo de Gestão de Destinos Turísticos (GDT), a credibilidade dos seus contactos proporciona à empresa as ferramentas de que precisa para operar em todo o território nacional.

Eduarda Neves, diretora-geral da Portugal Travel Team (PTT), contactou-nos no final de 2020 quando estava a desenvolver um novo website (que acabaria por ser lançado em julho de 2021) porque precisava de ajuda para criar uma estratégia de comunicação.

Envolvemo-nos na conceção da estrutura geral do site e dos objetivos de comunicação, e na produção de conteúdos tanto para as páginas estáticas do site, como para as dinâmicas.

Conscientes da importância de entregar conteúdos claros que comunicassem de forma eficaz e cumprissem objetivos estratégicos, revimos o site (que já estava em desenvolvimento), propusemos alterações e reestruturamos as comunicações, mobilizando os pontos fortes, criando novos conteúdos e um blogue, e atualizando e traduzindo regularmente para as línguas mais faladas pelos clientes da PTT.

Após o lançamento do site, discutimos a importância de uma estratégia de comunicação contínua e em linha com o novo website, o que implicaria produzir regularmente conteúdos para email marketing e para as redes sociais.

– O briefing inicial prestou informações sobre as operações de GDT, os mercados da PTT, e a sua necessidade de comunicar eficazmente com estes mesmos mercados. O principal objetivo do cliente para o novo website e conteúdos era vender Portugal como destino turístico, destacando as características mais atrativas e diferenciadas de cada região, e utilizando esta informação como ponto de partida para explicar o conjunto de serviços prestados pela empresa.

– Depois, pesquisámos a concorrência e os parceiros focando-nos no posicionamento do mercado, e comparando cada um com os objetivos de posicionamento e comunicação estabelecidos para a PTT.

– O trabalho foi realizado em fases distintas:

  1. A principal estratégia de comunicação foi produzida numa colaboração entre ambas as equipas (com a Descomunal focada na estratégia e a Inpokulis nos mercados e comunicações);
  2. A Descomunal pesquisou a concorrência, delineou a estrutura das páginas do website e estabeleceu o que devia ser comunicado em cada página, seguindo-se uma pesquisa de palavras-chave estratégicas para cada sector em que a PTT opera, tanto a nível nacional como internacional;
  3. O briefing foi então transmitido à Inpokulis, que começou a escrever conteúdos para cada página, cumprindo os objetivos estratégicos estabelecidos para cada página/secção do website e garantindo que foram otimizados para SEO através da integração das palavras-chave escolhidas em cada página;
  4. Utilizámos várias ferramentas de SEO para pesquisar e estabelecer as palavras-chave mais eficazes, analisar os resultados das pesquisas e as palavras-chave mais usadas, e identificar tópicos relevantes para o mercado da GDT de forma a incorporá-los na redação de artigos de blogue que fossem interessantes para o seu público-alvo (grandes empresas nas indústrias financeira, de software, farmacêutica e da banca, entre outras, bem como parceiros internacionais).
  5. A PTT cria eventos de raiz, baseando-se num aconselhamento personalizado das atividades e dos locais mais adequados para qualquer objetivo e grupo-alvo (incentivos, conferências, turismo de interesse especial, etc.), pelo que era essencial que os conteúdos divulgassem a empresa como uma especialista comprovada na área.
  6. No ano em que a PTT celebra o seu 25º aniversário, o novo website, estratégia de design e comunicação trabalham em conjunto para reforçar o posicionamento do cliente no mercado, pondo em foco as suas operações de longa data, bases sólidas e capacidade para superar qualquer obstáculo, especialmente agora que começamos a ultrapassar uma pandemia global.

O cliente queria contratar alguém experiente para a criação dos seus conteúdos e que, simultaneamente, garantisse resultados tangíveis, tal como os que eles próprios obtêm. A relação entre a PTT e a Inpokulis/Descomunal foi-se fortalecendo ao longo do projeto e, com o passar do tempo, conquistámos a confiança do nosso cliente através de uma comunicação aberta, um fator essencial para garantir a satisfação da PTT. Em geral, o cliente ficou bastante satisfeito.

Outros casos de sucesso

Estamos aqui para ajudar!

Envie-nos um email com uma breve descrição do seu projeto e entraremos em contacto para apresentarmos a nossa melhor proposta.